sexta-feira, 27 de março de 2015

Câncer e iodoterapia

Após descobrir pela biópsia que o nódulo da tireoide era um câncer, era preciso verificar se precisaria de algum tratamento. O tratamento nesse caso seria a iodoterapia. Nesse tratamento  recebe-se uma quantidade de iodo radioativo por via oral. Para isso é preciso que o paciente fique isolado por um tempo para evitar a contaminação dos outros. É um tratamento relativamente simples, sem grandes efeitos colaterais, mas de qualquer forma uma agressão ao organismo.
 
No meu caso, pelo que eu havia pesquisado, achei que eu não precisaria. O meu tumor era bem pequeno e como havia sido retirada toda a tireoide e ainda uma margem de segurança com alguns linfonodos o que a internet dizia era que normalmente a iodo não era indicada. Minha endócrino, porém, me indicou que fizesse. Segui a orientação dela e marquei para um tempo depois. Desde a cirurgia eu não estava tomando o hormônio da tireoide ainda, pois para fazer esse tratamento era preciso estar há um tempo sem tomar. Assim, vivi por esse tempo com os sintomas do hipotireoidismo, mas nada que me atrapalhasse muito.
 
A iodo estava marcada, mas eu não me conformava. A maioria do que eu havia lido ia em desacordo com a minha médica. Sei que muitas pessoas passam pela iodo tranquilamente, mas eu não queria fazer um tratamento sem necessidade e ainda havia um outro motivo. Na verdade eu estava sofrendo muito por ter que fazer a iodo pois após o tratamento eu precisaria esperar um ano antes de engravidar. Eu já queria tanto esse bebê e minhas tentativas já haviam sido interrompidas pela descoberta do câncer e pela cirurgia, não queria ter que esperar mais um ano.
 
Decidi procurar um outro médico que é médico da minha família e que me disse que ele não considerava indicado fazer a iodo no meu caso, pois a agressão ao meu organismo não compensava o risco de não fazer. Me indicou uma outra endócrino que teve a mesma opinião dele. Fiquei livre da iodo!!!! Agora era esperar o hormônio estar regularizado e eu poderia voltar a tentar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário